Feliz - e único feliz - é quem pode dizer que o Hoje lhe pertence. Quem confiante, pode dizer, Ó amanhã, podes ser negro, pois vivi o dia de Hoje.

domingo, 3 de janeiro de 2010


A LENDA DOS 3 OPERÁRIOS

Os três operários: Você talvez já conheça a lenda dos três operários. Ela é interessante. Vamos recordá-la. Em certa cidade distante daqui estava sendo construída uma bela catedral, feita todinha de pedras. Centenas de operários moviam-se por todos as lados. Acontece que, um dia, passou por aquela cidade um ilustre visitante, e as autoridades locais convidaram-no para ver a obra.

O ilustre visitante observou coma aqueles trabalhadores passavam, um após o outro, carregando pesadas pedras. E resolveu entrevistar três deles. A pergunta foi a mesma para as três, mas as respostas foram diferentes uma das outras. Ei-las:

- Moço, que você está fazendo?
- Carregando pedras.
E perguntou ao segundo:
- Amigo, o que é que você faz?
- Defendo meu pão de cada dia.
Finalmente, perguntou ao terceiro:
- E você, que é que você está fazendo?
-Estou construindo uma catedral, onde muitas louvarão a Deus, e onde meus filhos aprenderão o caminho do céu.

Estão vendo? Fazem a mesma coisa, mas a maneira de fazer é diferente, porque depende daquilo que cada um traz dentro de si. Na missa também é assim: ela é a mesma para todos, mas a maneira de participar é diferente, dependendo da fé e do interesse de cada um. Existem aqueles que vão apenas "cumprir o preceito", como aqueles que só carregam as pedras. Existem aqueles que vão à missa para fazer apenas as suas orações e as seus pedidos, como os simples mercenários que defendem seu pão; e existem aqueles que vão à missa para louvar a Deus, na mais perfeita comunhão com seus irmãos e com o Pai, como aqueles que constróem a catedral, onde muitos virão rezar e os seus filhos virão aprender o caminho do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário