Feliz - e único feliz - é quem pode dizer que o Hoje lhe pertence. Quem confiante, pode dizer, Ó amanhã, podes ser negro, pois vivi o dia de Hoje.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

As pessoas mais felizes não são as livres de problemas, mas aquelas que sabem lidar com os problemas.






VONTADE POLÍTICA...pode mover montanhas, transformar desertos em jardins, infernos e paraísos...e até "desaquecer" a Terra...basta querer.
Autor: Luiz Vanderlei Freitas Gomes - Participa desde: 13/09/2006 A grande maioria das pessoas (e provavelmente você que está lendo este artigo) não tem consciência, do QUANTO é possível ser feito e não o é.
Isto porque, não há lavagem cerebral melhor, do que aquela que não se percebe - e nossa "sociedade" é mestra nisso.
Assim, até entre os que estudaram, os que têm nível superior, e até doutorado, a maioria, não percebe, que recebeu a educação que o sistema deseja, que não passa de um técnico de alto nível, extremamente especializado, porém sem uma visão mais profunda e abrangente da realidade, sem uma visão realmente crítica.
Ao "sistema", não interessam pessoas que PENSEM, e sim, ter pessoas que se adaptem, se ajustem e dêem continuidade ao mesmo.
Não vai aí nenhuma crítica destrutiva, nem a pretensão de saber mais, apenas, uma colocação realista de quem teve a oportunidade de receber uma educação diferenciada.
Assim, vemos esse "domínio" do pensamento, esse "controle´" de idéias, permeando profundamente toda a estrutura social.
Isso se faz sentir, por exemplo, no conteúdo e na forma com que os currículos das faculdades são estruturados, no conteúdo e forma das programações das emissoras de televisão, dos jornais, no tipo de filmes produzidos e distribuídos nas grandes redes de cinemas, enfim, em todo o universo cultural humano.
Sutilmente, com imensa maestria, o "sistema" aparenta incentivar a democracia e o pluralismo, e a criatividade tecnológica, enquanto que para um observador mais atento, é nítido o controle exercido para que na verdade, floresça a apatia das idéias, o conformismo sócio-político, e uma tecnologia cuidadosamente aparada para beneficiar apenas aos poderosos.
Você aprende, o que o sistema quer que você aprenda. Você estrutura seu pensamento, suas idéias, suas noções, DENTRO da "garrafa" do sistema.
Em relação à questão ecológica ora debatida, o mesmo ocorre. O problema é real, e merece ser enfrentado, porém cuidado - NÃO dentro dos limites, dos ditames ideológicos do sistema.
Explico: Sem dúvida, a mudança de hábitos individuais - como ironizei em meu artigo anterior - tais como a adoção de lâmpadas que economizam energia, buscar eliminar o desperdício de água, jogar o lixo de forma seletiva para facilitar a reciclagem etc. - são aspectos importantes, porém, não se pode admitir, que o SISTEMA, "jogue" a responsabilidade pelo problema, nos países emergentes, ou nos cidadãos "comuns", ou pior, que enfrentemos o problema, obedecendo à orientação do próprio sistema, limitando nossas ações, às propostas apresentadas por nossos "líderes" - exatamente aqueles, que foram tão cegos, que promoveram uma IMENSA DESTRUIÇÃO DO MEIO-AMBIENTE, e agora nos apresentam a conta. ISSO é controle. É DISSO que estou falando.
Para que o problema seja REALMENTE enfrentado, faz-se necessário, antes de mais nada, ENTENDER o problema. Suas origens, suas causas, os fatores que contribuíram para seu surgimento. Por exemplo, a dominação do mundo, pelas multinacionais do petróleo. Por exemplo, o modelo urbano, de centralização de serviços como água, luz etc., que só favorece, O CONTROLE, as GRANDES EMPRESAS E SEUS LUCROS.
Assim, se queremos REALMENTE resolver o problema, são necessários debates profundos sobre o próprio modelo de "civilização" que adotamos. As "megacidades", verdadeiras "usinas de calor e poluição", nosso ritmo de vida, nossos valores, tudo isso, precisa ser mudado, pois se insistirmos em manter um estilo de vida suicida, que depreda, que destrói a Natureza, que prioriza pequenos e artificiais valores humanos, suicidados seremos.
É URGENTE, a mudança em nossos pensamentos. Teremos coragem e ousadia, para isso? Teremos entendimento e visão, para isso?
CONTROLE DE NATALIDADE; PLANEJAMENTO FAMILIAR, POIS CADA CRIANÇA DEVERIA SER VISTA COMO UM MILAGRE, E NÃO COMO UM ACIDENTE DE PERCURSO; UM MODELO SOCIAL, NÃO MAIS, DE CRESCIMENTO, MAS DE ESTABILIDADE COM JUSTIÇA SOCIAL; TECNOLOGIAS LIMPAS, BASEADAS EM RECURSOS RENOVÁVEIS (ELÉTRICA, SOLAR, EÓLICA); UM ESTILO DE VIDA E VALORES, COMPATÍVEIS COM A REALIDADE, COM A NATUREZA, A PERCEPÇÃO, DO SAGRADO NA NATUREZA, COMO OBRA DE DEUS - NÃO O DEUS CATÓLICO, NEM O DEUS ISLÂMICO, O CRIADOR, SEM RÓTULOS HUMANOS, SEM SUPERSTIÇÕES, APENAS, O CRIADOR, QUE MERECE TER SUA OBRA INDESCRITIVELMENTE MARAVILHOSA RESPEITADA.
Enfim, a lista iria longe, e o debate seria extenso e profundo - mas será que estamos preparados?
Minha mensagem anterior sobre o tema, intitulada "Inútil", reflete meu ceticismo, em relação à raça humana. Por vezes, confesso ter vontade de chorar, ao ver uma raça com TANTO potencial, capaz de maravilhas tão incríveis, ser ao mesmo tempo, tão cega, tão mesquinha e pequena, tão apegada às coisas materiais e seus joguinhos infantis, que é capaz de não ver, o tamanho do crime que cometemos, ao destruir este que é um dos planetas mais lindos, esta jóia, chamada Terra.
Mas, quem sabe, ainda haja esperança? Depende, do QUANTO quisermos, pois SE QUISERMOS, o infinito será nosso. É só, acreditar, que um mundo melhor, é possível. Não nos deixemos limitar, pelo "senso comum". Não apequenemos nossos sonhos, não ouçamos aqueles que só pensam em lucros, que só defendem, ações de maquiagem, como se o problema do aquecimento global, não seja uma consequência de todo um posicionamento errado da nossa civilização.
Bom, e me despeço por aqui, com uma última contribuição: Vejam no site abaixo, que tecnologia promissora, que JÁ ESTÁ DISPONÍVEL, que poderíamos - DEVERÍAMOS - exigir, que fosse adotada IMEDIATAMENTE, superando os interesses mesquinhos, das multinacionais do petróleo, das montadoras de carros etc.
www.teslamotors.com
Como esta, há incontáveis tecnologias limpas e baratas, já prontas, bastando apenas, que haja, a VONTADE POLÍTICA para adotá-las.
Quem vencerá, o dinheiro, ou a humanidade?

Um comentário:

  1. Acredito que o segredo para qualquer problema esteja na criatividade para soluciona-lo.

    ResponderExcluir