Feliz - e único feliz - é quem pode dizer que o Hoje lhe pertence. Quem confiante, pode dizer, Ó amanhã, podes ser negro, pois vivi o dia de Hoje.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Joker! O meu predileto...


Curinga ou joker também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.

Normalmente, o curinga é uma carta de conteúdo especial, com o desenho de um palhaço estilizado, às vezes com o escrito em inglês joker. Porém, em muitos jogos, outras cartas podem assumir o valor de curinga, como o dois no buraco. No jogo do poker, por exemplo, a carta muda de valor segundo a combinação de cartas que o parceiro tem na mão.


O coringa representa os jograis realizados nos antigos castelos. É a única carta remanescente do baralho original de 78 cartas. O jogo de baralhos era jogado pelos senhores feudais apostando pedaços de terra e escravos, e foi assim que começaram as jogatinas, estendiam o pano verde e jogavam apostando suas posses à procura de um tipo de emoção nunca antes vivida, tal era nos ricos o sentimento da emoção de ganho sem lutas que os conduziria a ser mais ricos do que antes, combinados ao sentimento de perdas que os condiziria à pobreza sem terem sido saqueados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário