Feliz - e único feliz - é quem pode dizer que o Hoje lhe pertence. Quem confiante, pode dizer, Ó amanhã, podes ser negro, pois vivi o dia de Hoje.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Caminhos do Brejal


Brejal, termo no dicionário que significa reunião de vários Brejos, substantivo Masculino.
Brejal, região situada em Salavador com uma das micaretas mais famosas do Nordeste, Porém não vou falar de nenhum desses. E sim do Brejal, situado a 25 Km do centro de petrópolis, distrito lozalizado à aproximadamente 1200 metros de altura.
Com sua densa Mata nativa e uma população carente e simples e encantadora à grandes fazendeiros.
Lugar que se encontra uma diversidade de pássaros, flores e árvores, onde fruto se dá farto. E onde sua maior fonte de renda é a Agricultura Orgânica, trazida por um angolano que fez muitos mudarem seu conceito sobre Orgânico e melhorarem sua produtividade.
Reconheço os cinco sentidos nesta região existente.
Ouço desde o raiar do sol até o entardecer, sabiá com seu canto singelo, grilo grilando por onde sempre passa,a cigarra aos berros, deixando as noites mais charmosas, até morcego que insisti em sair, logo quando o sol se põe entre altas e longíquas montanhas deixando um tom tênue, gradativo e meio aquarelado os céus que se encontram acima deste região que insito em lhes dizer chamado Brejal.O encanto do silêncio erguido sob esta densa natureza que nos chama através do eco surgido das montanhas, ou da cair da água sob a pedra, formando assim cascatas puras, límpidas e cristalinas fazendo o seu próprio curso pelo rio ou cachoeira.
Sinto exalar o cheiro do pó da estrada, terra seca, que se faz molhada quando se defronta com a tal água vinda das nuvens. Cheiro que chama a voltar a minha infância, me lembra dores, alegrias, saudades e cria laços eternos entre eu e esta Terra que respeito e que meus pais tanto me ajudaram a compreender o seu estimável valor.
Um perfume que sai das pétalas nascidas, de estrume que traz vida à espécies de flores, vegetais e leguminosas, dando sustento à seu povo.
Toco na terra e sinto o farfalhar da areia cheia de pedregulhos que cobrem o chão imenso desta região, onde o melhor é andar e sentir através do tato o calcanhar atritar sob este manto que lhes digo que é sagrado em meu modo de ver.
Na verdade, Brejal é que toca você, quando mata adentro onde você caminha as folhas e galhos acompanham o seu caminhar, dando-nos a impressão que estamos sim, entrando em meio as veias pulsantes dessa mata onde a vida jamais parará.
O Paladar que encontro é simplesmente dos gostos mais grandiosos e diversos que se possa sentir. Em sua terra tudo dá, tudo se colhe, tudo se produz, e até podemos dizer, tudo se tranforma.Tranforma a colheita de bons frutos que ao nosso gosto saboreamos com toda a gentileza e agradecimento deste pão de cada dia. Dos gostos mais ínfimos, como o azedo de uma laranja ou mexerica, do doce e uma jabuticaba ou de um maduro abacate, até dos mais incríveis sabores, como o pequenino moranguinho do mato, que traz consigo um enorme desejo, do cacho de banana quase que caindo à estrada que até pode alimentar uma penca de família, do gosto duro da pêra que enche os caminhos feitos pelo homem.
E por fim, eu Vejo uma explosão de emoção que o Brejal proporciona dia-a-dia, do amanhacer até suas negras e misteriosas madrugadas. Seu verde que ao belo raiar reluz das copas das escuras florestas, que cobrem o chão meio marrom cinzento, tendo sob ele também que o compõe, folhas verdes que acabaram de cair e folhas de tom marrom frio que trazem todo o encanto.
Vejo o último raio que sai das nuvens brancas quase cinzentas, que o sol impõe. Vejo todos os dias, o caminhar de cada criatura que Deus fez surgir para formar aquilo que chamamos de cadeia alimentar. O voar de uma formosa borboleta, em sua variada espécia, tamanho e cor, o andar das minúsculas formigas que não cessam de trabalhar e buscar o seu sustento nessa terra. O pular de uma grilo e o marchar de um belo cavalo no qual seu alimento só será alimento se o Brejal insistir em continuar a produzir seu alimento e fruto.E é com grande prazer digo a vocês que tudo isso faz parte da vida apenas de quem sabe o inestimável valor que a terra chamada Brejal nos ensinou até os dias de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário